Guia de quarentena na prevenção do COVID-19

Esse post é uma tradução direta do guia de distanciamento social publicado pelo governo do Reino Unido.

Essas orientações são para todos, incluindo crianças. Todas as medidas de distanciamento social devem ser tomados para reduzir a interação entre as pessoas, a fim de reduzir a transmissão do coronavírus (COVID-19). Destina-se ao uso em situações em que as pessoas vivem em suas próprias casas, com ou sem apoio adicional de amigos, familiares e prestadores de cuidados.

O que é distancimento social?

Distanciamento social são passos que você pode tomar para reduzir interações sociais entre pessoas. Isso vai ajudar a reduzir a transmissão do coronavírus.
São eles:

  • Evitar contato com pessoas que tem apresentado sintomas do Coronavírus. Os sintomas são febre, tosse e dificuldade de respirar.
  • Evitar uso desnecessário de transporte público, quando possível.
  • Trabalhar de casa quando possível.
  • Evitar grandes ou pequenas reuniões em espaços públicos.
  • Evitar reuniões com amigos e familiares. Tenha contato usando tecnologia como telefone, internet e redes sociais.
  • Usar o telefone ou internet para entrar em contato com seu médico ou outro serviço essencial.

É extremamente recomendável seguir as orientações a cima o quanto você puder e reduzir encontros entre amigos e familiares se possível, especiaialmente se você:

  • Tem 70 anos ou mais.
  • Tem uma doença crônica.
  • Está grávida.

Essas orientações devem ser tomadas por algumas semanas.

Hábitos de higiene.

Existem princípios que você pode seguir para ajudar na prevenção de propagação de vírus que causam complicações respiratórias, includindo:

  • Lavar as mãos mais frequentemente – com sabão e água por pelo menos 20 segundos ou álcool em gel quando chegar em casa ou no trabalho, quando soar o nariz, espirrar, tossir, comer ou preparar comida.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos antes de lava-las.
  • Evitar contato próximo de pessoas com sintomas.
  • Cubra sua tosse ou espirro com um papel, jogue-o no lixo e lave suas mãos.
  • Limpar e desinfetar objetos tocados frequentemente e superfícies na sua casa.

O que fazer se você desenvolver sintomas do coronavírus (COVID-19)?

As mesmas recomendações se aplicam para a população geral e aqueles no grupo de risco. Se você tiver os sintomas do COVID-19, como tosse, febre e dificuldade de respirar, fique isolado em casa por 7 dias. Você pode encontrar um guia completo de como proceder ficando em casa se tiver com os sintomas.

Recebendo assistência com comida e medicamentos se estiver reduzindo contato social.

Peça para familiares, amigos e vizinhos te ajudar e use serviços online. É importante falar com os outros e pedir que te ajude providenciando entregas de comida, remédios ,, serviços essenciais e suprimentos, e cuide da sua saude física e mental.

O que devo fazer se tenho uma consulta ou exame marcado nesse período?

Entre em contato com sua equipe médica por telefone e ou telefone para confirmar se seu procedimento e considere que ele pode ser adiado.

Qual é o conselho para os visitantes, incluindo aqueles que estão cuidando de você?

Você deve entrar em contato com quem te visita regularmente, como amigos e familiares, para que eles saibam que você está reduzindo os contatos sociais e que eles não devem visitá-lo durante esse período, a menos que estejam prestando cuidados essenciais para você. Os cuidados essenciais incluem coisas como ajuda para lavar, vestir ou preparar refeições.

Se você receber cuidados essenciais de amigos ou familiares, fale com seus cuidadores sobre precauções extras que eles podem tomar para mantê-lo seguro.

Cuide da sua saúde mental

Você pode achar que o distanciamento social pode ser chato ou frustrante. Você pode achar que seu humor e sentimentos são afetados e se sentir pra baixo, preocupado ou com problemas para dormir. Pode sentir falta de estar ao ar livre com outras pessoas.

Em momentos como esses, pode ser fácil cair em padrões de comportamento prejudiciais que, por sua vez, podem fazer você se sentir pior. Existem coisas simples que você pode fazer que podem ajudar a permanecer mental e fisicamente ativo durante esse período, como:

  • Procure idéias de exercícios que você pode fazer em casa.
  • Dedique algum tempo a fazer coisas que você gosta – isso pode incluir leitura, culinária, outros hobbies em ambientes fechados, ouvir rádio ou assistir programas de TV.
  • Tente comer refeições saudáveis e equilibradas, beba água suficiente e evite fumar, álcool e drogas.
  • Mantenha as janelas abertas para permitir a entrada de ar fresco, aproveite a luz solar natural ou saia para o jardim.
  • Você também pode caminhar ou se exercitar ao ar livre se ficar a mais de 2 metros de outras pessoas.

Conte com o apoio que você pode ter através de seus amigos, familiares e outras redes durante esse período. Tente manter contato com quem o rodeia por telefone ou internet. Informe às pessoas como você gostaria de manter contato e incorporar isso à sua rotina. Isso também é importante para cuidar do seu bem-estar mental e você pode achar útil conversar com eles sobre como está se sentindo.

Lembre que está tudo bem compartilhar suas preocupações com outras pessoas que você confia e fazendo isso, você pode acabar ajudando eles também.